terça-feira, 18 de maio de 2010

Machu Picchu

Terceiro e ultimo fim de semana. Comecei a chorar na quinta. Da um  aperto no coração TÃO grande! Costumo brincar que aquelas três semanas foram como cursar o segundo grau, cada semana sendo um ano... Saimos para jantar em um restaurante mexicano delicioso, a turma toda, e depois fomos para a boate. Pena que eu não tenha uma foto da cara do taxista as 4 am vendo Sarah, Caroline, Courtney e eu chorando na porta da boate.
Acontece que, mesmo tendo mais sábado e domingo, eu não estaria mais em Cuzco. Sábado, as 6:00 am, peguei um ônibus rumo ao tão falado Machu Picchu. E não, eu não dormi de novo ;p
Stephy foi comigo e estavamos as duas super empolgadas, mesmo que ela já tivesse visitado o lugar outras sete vezes.
Seguimos de ônibus até Ollantaytambo e lá pegamos o ônibus para Aguas Calientes. Compramos bolachinhas e água para a viagem e embarcamos... Dizem que a viagem, que leva em média 3 horas, é cheia de paisagens lindas. Não sei, não vi. Assim que a empolgação de estar em um trem (com direito a banco virado de frente um para o outro!) pela primeira vez passou, capotei. Dormi a viagem toda, com direito a sonhar e tudo ;p
Descemos em Aguas Calientes com o resto do grupo da excursão que estavamos, por volta das 11 am, e fomos almoçar em uma pizzaria. Nesse tempinho, entre almoçar e pegar a van que nos levaria pela subida até o santuário Inka, conheci 3 brasileiras e fiquei super feliz por falar português de novo. Pra ser sincera não me lembro os nomes delas... Mas andamos juntas por um longo tempo depois.
Chegando a Machu Picchu quase infartei de alegria ao avistar Becky e Courtney ali! Tá, eu já sabia que elas estariam ali mas como estavamos em grupos separados não pensei que fosse encontrá-las. Amber e Amber também estavam por lá, mas não as vi.
Existem zilhões de formas de chegar a Machu Picchu, e zilhões de grupos diferentes. Stephy e eu fomos em uma turma mais compacta, que fez o passeio todo em um dia. Courtney e Becky optaram pelo plano de fim de semana completo. E as Amber passaram 5 dias, indo de Ollantaytambo até Machu Picchu de bicicleta. É, eu tenho amigas corajosas.
Bem... Já conhecem minha preciptação né? Pois é... Fiquei super decepcionada ao chegar em Machu Picchu. A única diferença dos outros sitios arqueológicos já visitados naquela viagem era que a velha montanha estava lotada de gente. Aí subimos todas aquelas escadas de pedra, e quando chegamos no topo, totalmente arfando, nos deparamos com...

De tirar o pouco folego que ainda tinhamos...
Machu Picchu, a cidade perdida dos Inkas, foi construída sobre ordens de Pachacuti no século XV e foi descoberta por Hiram Bingham, americano sabe-tudo da universidade de Yale. Porém, desde 1865 alguns exploradores perdidos chegavam perdidos ali e, ao contarem para outras pessoas sobre o lugar, nunca mais achavam o caminho outra vez. Cerca de 800 objetos de prata, cobre, bronze e pedra foram  encontrados em escavações e hoje estão em exibição em diversos museus do mundo, grande parte deles em Cuzco. Existe um projeto para a construção de um museu em Machu Picchu mesmo, mas ainda é apenas um projeto...
É um lugar completamente fascinante... Incrível ver como séculos atrás tudo aquilo foi construido e bem aqui, na nossa América do Sul. Confesso que sempre fui apaixonada pela Europa e que nunca havia imaginado encontrar um lugar mágico assim tão perto de casa.
A principal divisão é bem óbvia: Zona agrícula e zona urbana, as duas ficam dividas por um muro, um foço e uma escadaria. A zona urbana se divide em hanan (alta) e hurin (baixa). Além dos três templos: Do sol, do condor e da água.
Depois das explicações do guia nós todas (Courtney, Becky, Stephy, as 3 brasileiras e eu) passamos várias horas caminhando entre as ruinas, tirando fotos e admirando tudo.
Por um momento me separei do grupo e sentei em uma grande pedra, fechei os olhos e comecei a imaginar, enquanto ouvia um guia explicando coisas para outro grupo. Como seria viver ali, séculos atrás? Como eram aquelas pessoas? Qual era a rotina delas? No que elas acreditavam?
A energia sentida ali é... inexplicável. Embarquei no trem de volta com uma sensação maravilhosa e leveza, magia e pureza. Não é atoa que Machu Picchu é uma das sete maravilhas do mundo.



16 rabiscos alheios:

Anônimo disse...

Lindas as imagens, fiquei curiosa sobre a cidade...

Beijo

http://chanelfke.blogspot.com/

Cíntia disse...

Óh, quem me dera ter uma sorte dessas de viajar assim para lugares tão lindos. Sempre tive vontade de conhecer Machu Picchu. Pelas fotos que tirou, deve ser lindo mesmo.

Obg pelo coments!
BjxX Flor!
=*

Flor disse...

nossa, é muito lindo mesmo. Senti a magia do lugar nas suas palavras...

Angélica :) disse...

AAH, que sonho *--*
Tem alguns selinhos pra você lá no meu blog..
passa lá depois pra pegar :)
beijos:*

Monique Premazzi disse...

Pelas fotos esse lugar desse ser realmente perfeito. Me deu vontade de conhecer agora *-* Nunca sai do RJ, mas um dia vou conhecer esse lugar.

Alias, obrigada pelo selinho *-*
xx

Nathália disse...

Pelas fotos esse lugar desse ser realmente perfeito. Me deu vontade de conhecer agora *-* +

Caroline Crissie disse...

que lindo o lugaar, legal fazer viagens assim
brigada por passar la no meu bloog
e eu vou te seguir taa!?
auiheaieheh beijoos :*

Cleyton Cabral disse...

Meu sonho de viagem: conhecer Machu Picchu.
invejaaaaaaaaaaaa.

bjs

Marcella disse...

nossa que viagem legal!
adorei as fotos!!..
*-----*
bjobjo

http://marcellagiroldo.blogspot.com/

Nêssa Matos disse...

A zona urbana se divide em hanan (alta) e hurin (baixa). Além dos três templos: Do sol, do condor e da água.Nossa só tinha visto isso em documentario deve ser muito legal mesmo estar presente neste local. Espero que você esteja se divertindo muito. Grande bjo da Nêssa

Cadinho RoCo disse...

Tenho muita vontade de conhecer Machu Picchu.
Cadinho RoCo

Amanda Cabral disse...

Que coisa mais lindaa o lugar *-*
Gostei muito do seu blog também .
Vou seguir, e estar sempre por aqui !
Beeijo :*

Paulo Tamburro disse...

MARINA,

MACHU PICCHU É REALMENTE LINDÍSSIMO.

NO ENTANTO, COM SUA PERMISSÃO LHE RETRIBUO A BELEZA QUE NOS MOSTROU , COM UMA BELEZA TÃO DESLUMBRANTE, QUANTO ESTA, SÓ QUE MUSICAL.

E FAÇO NA ÍNTEGRA, DOS VERSOS DE UMA MÚSICA QUE UM DIA FIZERAM, EXCLUSIVAMENTE PARA VOCÊ:


Samba-canção

Composição: Dorival Caymmi

Marina,

Morena, Marina,

Você se pintou,

Marina,

Você faça tudo,

Mas faça um favor,

Não pinte esse rosto,

Que eu gosto ,que eu gosto e que é só meu,

Marina,

Você já é bonita

Com o que Deus lhe deu,

Me aborreci, me zanguei,

Já não posso falar,

E quando eu me zango,

Marina,

Não sei perdoar,

Eu já desculpei muita coisa,

Você não arranjava outro igual,

Desculpe, Marina, morena,

Mas eu estou de mal,

De mal, com você.


NESTE LINK DO YOU TUBE NA VOZ DO SEU CRIADOR!!!

http://www.youtube.com/watch?v=WnxqklQH88E&feature=related

UM ABRAÇÃO CARIOCA.

amy disse...

esse texto nem é grande né kkk
adorei ♥
:*

Raffinhaaaa disse...

Caracaaaaaa!! Cê arrasooooooou!! Machu Picchu pra mim é um sonho e algo que acalento com todas as curiosidades do mundo!! Invejinha branca geraaaaaaaaal!! Amei!!

E amei ainda mais os selinhos viu?? Obrigada mesmo Mah pela consideração!! Adoro demais passar sempre pelo seu blog e receber o seu carinho! Já tenho muito por você também ;)

Tuuuuuuuudo de bom pra tu viu?
Beeeeeeeeeeeijos

Lua Marangoni disse...

Olá.. Gostei muito das fotos e do seu jeito de contar as histórias, da para perceber que foram momentos inesqueciveis para vc !

Sou loca para conhecer Machu Picchu e vendo e lendo tudo que postou fiquei mais ainda ne?

Parabéns! adorei aqui!

Beijão