sábado, 19 de junho de 2010

Patriotas?

Sabem o que me irrita? Mas que me irrita muito? Esse falso patriotismo que toma conta do Brasil a cada quatro anos, na época da copa.
De quatro em quatro anos as ruas se cobrem de verde e amarelo, bandeiras pra todo lado, até as unhas ganham nova coloração. Mas onde fica esse sentimento todo no resto do tempo? Cadê o patriotismo, quando precisamos dele, em época de eleição? Ou na hora de cobrar que os políticos cumpram suas promessas? Cadê o patriotismo na hora de ajudar um compatriota necessitado?
Patriotismo é o sentimento de amor e devoção a patria. Onde o brasileiro esconde esse sentimento nos outros anos? O que vemos aqui é um amor pelo futebol, não pelo Brasil.
Eu sou uma patriota doente. Amo meu país. Quando viajo pro exterior vivo exibindo minhas camisetas com estampa bem brasileira, cantarolo o Hino Nacional pra lá e pra cá e adoro falar de todas as coisas boas que existem aqui. Infelizmente é raro achar pessoas que realmente tenham orgulho de serem brasileiras.
Estive discutindo esse assunto com algumas pessoas e me disseram que não vale a pena ter orgulho, que o Brasil não é um país que merece patriotismo.
Pois bem, alguém sabe me dizer onde encontro outro país de gente tão bonita, feliz, bem humorada, esforçada...? O brasileiro é o melhor povo do mundo, gente! Por mais que eu reclame da falta de cultura... Em lugar nenhum do mundo vê-se o sentimento que existe aqui. A união dentro da família, a amizade, as festas sempre animadas, a boa comida, o sorriso no rosto mesmo trabalhando-se 12 horas por dia. Vivemos no país do futebol, do samba, do carnaval, da feijoada. Vivemos em um país de gente feliz. Vê se isso não é motivo pra se orgulhar?!

4 rabiscos alheios:

Talitha Medeiros disse...

Pura verdade, super apoiada
Quando não é tempo de Copa ninguém quer pintar nada, ninguém tem orgulho de falar que mora no Brasil...
O povo só liga pra futebol, que vergonha.
Amei o seu blog, já estou te seguindo se quiser seguir o meu ...
Sempre que der virei aqui deixar um comentário.
Kiss...

nani, é. disse...

eu concordo com você, patriotas de quatro em quatro anos irritam muito '-'

Nathália disse...

Sabe que eu tenho um texto super parecido com esse? kkkkkkkkkkkk. Nem vou mais postar no blog, senão todo mundo vai achar que te imitei. kkkk. Enfim, eu concordo MUITO contigo. Menos a parte de que o Brasil tem pouca cultura, enfim... Apoiada :DD

Lua Marangoni disse...

O brasileiro só ama o futebol. Não existe patriotismo, é apenas FUTEBOL e mais nada.

Vergonha total