sábado, 15 de maio de 2010

Cuzco - Peru / Parte 3


Duas postagens em um dia só. Milagres acontecem, não? ;p

No primeiro fim de semana em Cuzco tivemos um agitado passeio de escola. Tipo aqueles que fazemos no colégio com as "tias" e os "coleguinhas".
Visitamos todo o Vale Sagrado, em um passeio de dois dias. Confesso que no final do domingo eu estava farta de pedras e história. Mas depois, nas semanas seguintes, visitamos quase todos os lugares de novo por conta própria. Eu fiquei fascinada pelas belezas naturais vistas ali, e pela arquitetura Inka surpreendentemente avançada. Demorei para entender que como eles conseguiram levantar todas aquelas pedras gigantes, polir, montar, criar, e tudo sem tecnologia nenhuma. Sem contar com os conhecimentos e medicina e astrologia que os Inkas tinham.


Sacsayhuaman, conhecida na minha turma como sexy woman, levou cerca de 50 anos para ser construida. É cheia de história que eu vou contar daqui a pouco... Pra mim o mais legal era o fato de ser a cabeça do puma. Cuzco histórica forma um puma e Sacsayhuaman é a cabeça dele. Lindo, lindo. Está a 3.700 metros de altitude e eu tenho certeza que se a visita tivesse sido no final da tarde, e nao de manhã, hoje eu seria um picolé de Marina.
Bem, existem montes e montes de histórias rondando "sexy woman"... Alguns acreditam que o lugar era um centro de treinamento para guerreiros ou uma base militar, já que o monumento tem uma vista incrível da cidade toda. Porém, a história que todos aceitam como veridica é a de um templo ao Deus do sol. O que faz sentido, ou os Inkas teriam tido alguma chance contra os Espanhois...

Ollantaytambo É uma cidade inteira de pedra. Foi o último lugar que visitamos e eu confesso que não subi. Estava morrendo de frio, a altitude era muita e eu estava me sentindo meio gripada. Enquanto a turma subia as escadas gigantes eu fiquei em uma feirinha com a Becky, que foi doce e me fez companhia no frio. Nunca tinha sentido tanto frio na vida! Precisei comprar luvas e cachecol... Isso porque eu já estava usando 3 blusas de frio!

Písac é uma cidadezinha linda. Me encantei! Voltei lá depois, por conta própria. É colorida, alegre, cheia artesanato e transpira história. A cidade toda é um sítio arqueologico e mistura arquitetura Inka e pós-Inka. Tudo fofo.
Dica-> Para quem tem tempo, deixe as compras para Písac! Você encontra as mesmas coisas que em Cuzco mas pela metade do preço.

Kenko cansa. Cansa muito. É lindo, tem uma vista de tirar o ar e nos faz ter sensações incríveis. Mágico. Mas cansa. Passei calor lá. Aliás, nunca confie no frio ou calor cusqueño, você sempre vai errar. Kenko se divide em "El grande" e "El chico" claro que a "tia" Júlia (guia da nossa excursão ;p) nos fez andar todos os 3 mil e 500 metros quadrados que compõe os dois. Na época Inka era tipo um anfiteatro, um lugar legal. Kenko, em quéchua, significa labirinto. E parece um mesmo. Tem um monte de templos e... Bem, pedras. Confesso que na metade do passeio algumas amigas e eu cansamos da Júlia e fugimos do grupo para tirar fotos então acabei perdendo metade da explicação...

Em Chinchero fomos ver uma tecelagem. É o máximo ver como o pelo vira linha, ganha cor e vira roupa. Comprei um monte de roupas de pelo de lhama e alpaca, quentinhas e baratas... É, da pena dos bichinhos... Mas as roupas são uma delicia. Hoje mesmo usei um cachecol de lá.

Hum... Fora isso Moray (que até hoje eu não entendi que diabos é, mas onde tirei fotos lindas), Korikancha (templo do sol) e centenas de  museus e igrejas.
Pra quem vai visitar a cidade e redondezas (Cuzco e Vale Sagrado) vale muito a pena comprar o boleto turistico, que da entrada pra uns 15 lugares importantes.

Depois das excursões do fim de semana o grupo todo ficou doente. Eu mesma comecei a passar mal ainda no domingo... A Abby chegou a ter que ir no hospital e tudo... Nada me tira da cabeça que o que tivemos foi gripe suína. Nunca tinha tido uma gripe tão forte e espero nunca ter de novo. Mas me curei só com chazinhos Inkas!

Enfim, eu sou uma péssima guia turística mas Cuzco é uma cidade linda ;p Vale sagrado é mágico. Deixo vocês com algumas fotos e na próxima parte conto sobre Puno...

                                                                             





 Vale sagrado










Tá, o blog tá surtando e não me deixa adicionar fotos ¬¬ Amanhã coloco elas...
Bjs

14 rabiscos alheios:

Lys Fernanda Rodrigues disse...

Ola, minha segunda vez aqui, só qe agora como seguidora legitima, rsrs! Voce tem uma historia é incrivel escreve-las nao é mesmo? É tudo tao seu tao cabivel no seu submundo, a minha bem um CONTO e a sua é tao especifica, gosto de ler historias assim, estarei por aqui sempre que possivel querida, beijos ♥

@amaliaprade disse...

Quero muito ir aí!

Cíntia disse...

Que sorte que vc tem!!
Quando falam de Cuzco lembro-me de Disney :D (sacou?)husahsuhauh

Bem, obg pela visita no meu Blog, eu adorei o seu tbm...

Unknown disse...

Olá!

Adorei, estou esperando as fotos....

Ana Carolina disse...

Fico grata pela visita :D
estou seguindo,adorei aqui!!!

beiijo
*.*

Natália Limiro de Castro disse...

Cuzco é lindo demais
conheci todos esses lugares e nunca passei tanto frio como em Chinchero
(dizendo minha irmã, que mora lá, era um lugar mais quentinho e eu só precisaria de uma camisetinha com um casaquinho)
doce ilusão...quase congelei
kkkk

beijinhos flor

Laura Capelli disse...

É realmente lindo! Quero ir para ai também! Adorei o blog, seguindo.
Beijos

quesyyah disse...

nossa que emocionante! Já estou te seguindo, me segue tbm http://garotasing.blogspot.com
bjos te espero lá!

Hugo Dorta disse...

Oiii, Obrigado pela visita, lindo o seu blog!
Estou te seguindo!

Tudo lindo aqui !

Abraços @Huguenho

Jamylle disse...

cara, quanto coisa tem pra se aprender desses lugares. muito lindo!

amy disse...

adorei ♥
:*

Vitória Cabral disse...

Meu sonho é ir aí (:

Jussara Nascimento disse...

Confesso que não li o post :x Mas só vim mesmo para agradecer pelo comentário do meu último post, e também, por estar em sua indicações de leitura!! Fico muito feliz com isso tudo, rs! :D
Obrigada mais uma vez! E prometo que volto com mais tempo para ler os posts e comentar :D haha Beijos :*

Flor disse...

Mah, eu achei que tava lá, pq coloquei todos os que sigo na minha lista de leituras, mas sei lá oq aconteceu... mas vc já tá lá, corrigi o erro, é clro, um dos blogs que eu mais gosto de ler não podia faltar. Só que ainda não aprece embaixo quando vc atualiza o blog, eu não sei pq...
Sua viagem cada vez mais emocionante hein... Lindos os lugares! bjuss